Musculação feminina: 5 benefícios que vão além da estética

Musculação feminina: 5 benefícios que vão além da estética

Ter um corpo musculoso, forte e com formas definidas são alguns dos principais objetivos de quem pratica musculação. As mulheres, por exemplo, são cada vez mais adeptas dessa atividade física, até pouco tempo vista como uma prática direcionada ao público masculino. O que é um engano, porque, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser – inclusive na musculação, para levantar pesos cada vez maiores. 

Mas, os benefícios que a musculação oferece vão muito além do corpo musculoso e da estética. O ganho de massa muscular proporciona vantagens para a saúde física e mental e, por isso, vale a pena estar na lista dos cuidados femininos.

Preparamos esse conteúdo para mostrar a você 5 benefícios que a prática da musculação feminina oferece que vão além da estética e da busca pelo corpo perfeito. Continue a leitura e confira.

O que é musculação?

Musculação é uma atividade física de força, feita com pesos de diferentes cargas e com aparelhos específicos, com o objetivo de desenvolver de forma excessiva os músculos do corpo. 

Mulheres que têm como foco a conquista do corpo musculoso precisam contar com orientação de uma profissional para aliar a prática das atividades de musculação com uma dieta rica em proteínas e com a quantidade calórica adequada. A mesma dica é válida para as que buscam na musculação um caminho para o emagrecimento: uma dieta hipocalórica, nesse caso, deve ser realizada somente com a supervisão de um médico, para que a saúde não seja colocada em risco. 

Só que os benefícios da musculação vão além do emagrecimento e do corpo musculoso. Confira 5 vantagens que a musculação oferece para a saúde feminina:

1- Deixa o coração mais forte

Os exercícios realizados durante a musculação podem trabalhar vários grupos musculares, o que é benéfico para a saúde do coração e para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Mulheres hipertensas, por exemplo, que têm os vasos sanguíneos mais resistentes, têm na musculação uma aliada para facilitar o trabalho do coração para levar o sangue para todo o organismo. O ritmo e a intensidade das atividades feitas durante a musculação ajudam a controlar a pressão sanguínea, também combatem o colesterol e deixam o coração mais ativo e saudável. 

2- Diminui o risco de osteoporose

A prática regular da musculação ajuda a fortalecer os ossos, o que é bom para as mulheres que sofrem com osteoporose, já que os sintomas da doença se tornam menores. Da mesma forma, os exercícios contribuem para reduzir as chances de desenvolver a doença, pois os ossos passam a absorver mais cálcio durante a atividade.

3- Melhora a autoestima

A rotina de ir à academia e praticar musculação oferece benefícios não só para o corpo, como também para a mente e a autoestima da mulher. À medida que os primeiros resultados começam a aparecer no corpo e na saúde, a sensação de bem-estar e de satisfação se tornam maiores, o que favorece a autoestima feminina. 

Além disso, o ambiente da academia também favorece as novas amizades, com pessoas que estão em busca dos mesmos objetivos. Com certeza, a troca de experiências e o bate-papo antes e depois dos treinos serão enriquecedores!

4- Mais flexibilidade corporal

A musculação proporciona à mulher aumento da flexibilidade do corpo, o que é ótimo nesse período de pandemia em que vivemos, com muitas pessoas sentindo o corpo “travado” devido ao isolamento social e à diminuição do ritmo das atividades diárias, que estão mais concentradas dentro de casa.

Assim como acontece com quem pratica alongamento, a musculação ajuda a tornar o corpo e os músculos mais flexíveis, proporcionando, também, melhora da postura e ativação da circulação sanguínea. 

5- Melhora a vida sexual

Aumento da libido é um dos benefícios que a prática regular de atividades físicas, inclusive a musculação, pode oferecer às mulheres.  

Ao realizar os exercícios, a mulher passa a conhecer melhor o seu corpo, ganha condicionamento físico, tem mais fôlego, percebe os músculos do corpo mais resistentes e, claro, nota na própria forma física as mudanças proporcionadas pela atividade – o que, como já foi dito, contribui para elevar a autoestima feminina. 

Agora que você conhece os benefícios que a musculação oferece para a saúde da mulher além da estética, que tal contar com as orientações personalizadas do Dr. Sandro Ferraz para melhorar o seu desempenho durante essa atividade? Ele é especialista em performance esportiva e está disposto a te ajudar a evoluir! Agende uma consulta.

Crédito da Imagem: Bojan89 – iStock