Confira 3 passos para formar novos hábitos para perder peso

Confira 3 passos para formar novos hábitos para perder peso

Quando o objetivo é a perda de peso, muita gente precisa de motivação para emagrecer. E quem deseja conquistar um corpo mais magro para viver com mais saúde, disposição e bem-estar deve ter em mente que adotar novos hábitos é uma etapa importante para ter resultados positivos.

Você já parou para pensar que você pode ter chegado ao seu estado atual de sobrepeso por conta de uma determinada rotina adotada recentemente, talvez pelo isolamento social estabelecido na pandemia, que causou maior dificuldade para fazer exercícios físicos, por exemplo?

Da mesma maneira, novos hábitos precisam ser adotados para perder peso com saúde. A mudança é necessária e pode servir como motivação para emagrecer. Nesse sentido, preparamos 3 passos que irão te ajudar a formar uma nova rotina para perder peso e viver com mais saúde e qualidade de vida. Confira.

Caminhe para a mudança e tenha motivação para emagrecer

Alguns hábitos podem estar impedindo que você tenha a motivação necessária para emagrecer e viver com mais saúde. Para mudar esse cenário e atingir a sua meta, é preciso adotar no dia a dia uma nova rotina, que vai te ajudar a transformar o seu corpo e a sua saúde para melhor. Veja como partir para essa mudança:

Passo 1: identifique os gatilhos mentais

Um gatilho mental é um agente externo, ou seja, um estímulo que tem o poder de provocar uma reação em alguém, tirando a pessoa da zona de conforto por agir diretamente no cérebro. 

Pensando no processo de emagrecimento e na motivação para emagrecer, reflita: quais fatores estão fazendo com que você sabote a sua dieta ou rotina de atividades físicas? Existem vários tipos de gatilhos, podem ser emocionais ou relacionados a lugares e associados a determinadas situações.

A vontade de comer um doce depois do almoço pode ser um gatilho, assim como o sentimento de tristeza ou a sua passagem por determinado local – que pode fazer com que você se lembre de seu restaurante favorito, por exemplo. 

Identifique os gatilhos que desencadeiam as ações que geram o hábito que você quer mudar e caminhe para o próximo passo.

Passo 2: crie uma nova rotina

Depois de ter identificado os gatilhos mentais que contribuem para que o seu processo de emagrecimento não esteja no ritmo que você gostaria, chegou a hora de estabelecer uma nova rotina e assim ter mais motivação para emagrecer. Afinal, toda rotina ou hábito é a consequência de um gatilho.

Para transformar o hábito que você quer mudar para conseguir perder peso, estabeleça metas e prioridades e foque nisso. 

Se faz parte da sua rotina não fazer atividade física, mesmo que em casa, por conta da pandemia, defina que todos os dias você fará 30 minutos de exercícios depois do trabalho, com a ajuda de algum aplicativo ou vídeo. Se você não tem o hábito de incluir legumes e verduras na sua alimentação, escolha uma opção por dia para acrescentar no seu cardápio e, assim, estabelecer uma nova rotina. 

E depois de fazer essas mudanças, siga para a próxima etapa.

Passo 3: identifique uma recompensa

Conseguiu transformar a sua rotina e incluir novos hábitos nela? Excelente! Agora, é o momento de identificar uma recompensa para que o seu cérebro entenda que o hábito que você adotou se trata de uma ação positiva, que te ajuda a ter mais motivação para emagrecer.

A recompensa costuma atender a uma vontade que cada pessoa tem perante a determinados hábitos. Para identificar uma recompensa, faça um teste. 

Se você tem a rotina de comer um salgado no meio da tarde, durante o trabalho, por exemplo, e acha que faz isso porque tem fome, avalie. Assim, poderá trocar o lanche por um alimento saudável. Depois, anote o que você sentiu: se a fome continuou ou se ela parou. 

Desenvolvido pelo Dr. Sandro Ferraz, médico nutrólogo, o Programa de Emagrecimento Saudável (PES) tem o objetivo promover redução de peso, melhora na qualidade de vida e longevidade. É o início de um processo de mudança no qual novos hábitos são adquiridos. Quer saber mais detalhes e contar com acompanhamento personalizado? Agende uma avaliação agora mesmo.

Crédito da Imagem: Peopleimages – iStock